sábado, outubro 15, 2011

PELE ACNÉICA

As soluções caseiras podem agravar seriamente o estado geral da pele, e em especial das acnéicas.
As glândulas sebáceas secretam as gorduras para criar um manto protetor para a pele. Com aumento na produção dessa gordura, o poro por onde ela deveria chegar a camada externa da pele se obstrui e o que fica retido inflama. Esta alteração é o que chamamos de acne.
O alvo predileto da acne é o adolescente, mas atinge homens e mulheres indiscriminadamente, mas ninguém está isento de passar por este tipo de problema.
Causas
As causas da acne são as mais variadas.

Um simples creme, as deficiências hormonais e os fatores hereditários podem causar o problema da acne.

Confira:

- Fatores hereditários
: existem famílias inteiras de acnéicos. Nestes casos, a partir de 10 anos é possível prever o aparecimento da acne.

- Desequilíbrio Hormonal: É na puberdade que o adolescente tem os seus hormônios sexuais estimulados e com a ativação dos hormônios masculinos ocorre uma reação nas glândulas sebáceas, propiciando o aparecimento da acne.

- Ovários: ocorre nas mulheres portadoras de uma disfunção que não transforma o hormônio masculino (andrógeno) em feminino (estrógeno).

Além disso, essas pacientes além da acne podem ter problemas de obesidade, aumento de pelos e irregularidades menstruais.

- Uso de cosméticos
: os produtos gordurosos ou oleosos (como as bases e cremes hidratantes, por exemplo) podem trazer acne até para quem nunca teve este tipo de doença, nem na adolescência.

- Medicamentos: remédios como cortisona, os barbitúricos, xaropes à base de iodo ou bromo podem ter efeito colateral e formar a acne. Se o uso for imprescindível, recomenda-se um tratamento dermatológico paralelo.

Tratamento

A acne não tem cura, mas é uma doença que pode ser controlada. O tratamento varia de acordo com o paciente e o tipo de acne.

As formas mais utilizadas de tratamento são à base de antibióticos orais ou tópicos para os casos mais graves, medicamentos que ressecam a pele, peróxido de benzila, vitamina A ácida oral (para casos gravíssimos), entre outros. Além disso, a persistência é tudo em termos de tratamento.

Cuidados

As pessoas portadoras da acne devem tomar alguns cuidados que de alguma forma contribuem para a melhora deste problema.

Os principais cuidados são: higiene da pele, resistência aos maus hábitos, sol e alimentação.

- Higiene da Pele: o mais correto é seguir as instruções do dermatologista que acompanha o tratamento.

Mas é prudente lembrar que os cuidados com a higiene da pele são fundamentais. Neste caso, a pele deve receber sabonetes especiais, emulsões ou leite de limpeza específico. Outro aspecto importante é com relação ao uso de loções alcoólicas que retiram a oleosidade natural da pele, desidratando-a.

- Resistência aos maus hábitos: espremer e cutucar cravos e espinhas são flagelo para a pele. As mãos podem estar sujas e contaminar as espinhas, deixando marcas.

- Uso do Sol: o sol causa um espessamento da pele ao mesmo tempo em que faz as glândulas sebáceas trabalharem mais, embora as pessoas pensem que seu efeito é benéfico.

- Alimentação: alimentos com muita gordura, iodo, vitamina B12 refletirão na sua pele, cabelos, etc. Isto não significa que se deva abolir este tipo de alimentação.

Equilíbrio e moderação devem ser recomendados. O chocolate, por exemplo, pode ser consumido com moderação.

- Stress: para o tratamento dar resultado, antes você tem que estar livre do stress. O nervosismo, a ansiedade e desânimo não combinam com uma pele saudável.

- Limpeza de pele: a limpeza só deve ser feita por especialistas e sob recomendação médica do seu dermatologista.

Conselho

As pessoas devem estar atentas ao problema, seguir uma alimentação adequada, manter como propósito o cuidado com a pele, e estarem conscientes que o tratamento é longo, mas que os resultados, havendo persistência serão satisfatórios.

Atualmente, a medicina evoluiu muito em termos de tratamento para acne, seja com relação aos novos medicamentos como também quanto as formas de tratamento. Não dê ouvido a qualquer pessoa e não tente se automedicar. Procure sempre orientação médica.


CUIDADOS SEMANAIS

PASSO 2 - ESFOLIAÇÃO
Creme Esfoliante c/ Sementes de Maracujá (cód.580)
Garante a limpeza profunda da pele, sem agredir, retirando as células que tiram a vitalidade da pele. Aumenta a permeabilidade da pele, preparando-a para receber os demais tratamentos cosméticos como hidratação e nutrição.
Princípio ativo: Sementes de Damasco.
Modo de usar: Usar semanalmente, na pele limpa e úmida, massageando com movimentos circulares, de um a três minutos. Retirar com água.
PASSO 3 - PARA ACALMAR A PELE
Mantém a suavidade da pele proporcionando aspecto suave e jovem, além da ação protetora.

Aloe Vera Gel(cód.590)
Tem efeito calmante, cicatrizante e clareador de manchas. É um hidratante profundo. Produto com alta concentração de Aloe Vera.
Princípio ativo: Aloe Vera. Aloe Vera: é popularmente conhecida como babosa. Possui ação regeneradora, tônica, emoliente, estimula o crescimento celular, adstringente, inibidora da dor e hidratante. Age como adstringente, regulando a secreção sebácea e evitando a oleosidade excessiva; é também um agente cicatrizante, combate os radicais livres e poderoso hidratante profundo.
Modo de usar: Aplicar leve camada e massagear com "palmadinhas" até total absorção.
PASSO 4 - TRATAMANTO MÁSCARA
Máscara de Argila Branca da Amazônia (cód.530)
Reúne as propriedades da argila de descongestionar e absorver a oleosidade excessiva da pele. Aliado a ação do óleo de maracujá e chá verde que nutre, hidrata e estimula a renovação da pele.
Princípios ativos: argila branca da Amazônia, extrato vegetal de chá verde, óleo de maracujá. Argila branca da Amazônia: rica em ferro, alumínio, potássio, cálcio entre outros minerais. Promove a desintoxicação, hidrata, regenera e limpa a pele. Excelente cicatrizante para peles com acne. Chá verde: possui propriedades antioxidantes e estimulantes. Auxilia no processo de renovação celular. òleo de maracujá: promove nutrição e hidratação do tecido cutâneo. Aumenta a sedosidade e devolve o viço natural da pele.
Modo de usar: Aplicar uma camada sobre o rosto, deixar agir na pele por 20 a 30 minutos. Retirar completamente com água. Obs.: Não aplicar na região da boca e olhos. 
PASSO 5 - TONIFICAÇÃO
Completa a limpeza, melhora a irrigação sangüínea e dá firmeza à pele.

Tônico Gel (cód.670)
Completa a limpeza profunda. Reativa a circulação sangüínea periférica. Acelera o metabolismo celular. Tonifica e evita flacidez.
Princípio ativo: Vitamina B5. Vitamina B5: possui ação emoliente, suavizante e umectante.
Modo de usar: Com um chumaço de algodão embebido com tônico, aplique pressionando a pele.

PASSO 6 - HIDRATAÇÃO PROFUNDA
Aloe Vera Gel (cód.590)
Modo de usar: Aplicar leve camada e massagear com "palmadinhas" até total absorção.

PASSO 7 - HIDRATAÇÃO ANTI-AGE OLHOS E LÁBIOS
Gel Para Área do Olhos (cód.1030)
Contém alta concentração se silício orgânico,ativo que reestrutura as fibras de colágeno e elastina, mantendo-as ordenadas. Restaura a elasticidade cutânea, protege os tecidos e reorganiza a membrana celular, bloqueando a ação deletéria dos radicais livres. Sua fórmula é também enriquecida com extratos vegetais de cavalinha e tília, estimulantes metabólicos da circulação, acalmam e descongestionam a pele, auxiliando na diminuição do ~círculo negro (olheiras) ao redor dos olhos.
Princípios ativos: Extrato de cavalinha, extrato de tília, vitamina B5, Hidroxiprolisilane.
Modo de usar: Após a limpeza aplicar na região dos olhos e lábios com leves toques.

PASSO 8 - HIRATAÇÃO PROTETORA
Completa a hidratação da pele.

HIDRATANTE PROTETOR (cód.1120)
Para peles oleosa, mista ou com acne. Com filtro solar, vitamina E e Alantoína. Confere aspecto saudável e jovem além de auxiliar na cicatrização da acne e proteger a pele contra os raios solares.
Princípios ativos: Alantoína, Vitamina E e Complexo Anti-flogístico.
Modo de usar: Após a limpeza, aplicar uma fina camada com movimentos suaves.
PASSO 1 - LIMPEZA
(Manhã e noite)

Remove as impurezas da pele sem deixá-la ressecada. Proporciona frescor e suavidade.

Sabonete Líquido Pele Acnéica (cód.1100)
Possui propriedades que auxiliam no combate a oleosidade excessiva da pele com acne, oleosa ou mista. Tem a~co secativa da acne.
Principio ativo: Sulfoconcentrol (composto a base de enxofre). Enxofre: substância cicatrizante, anti-éptico, regulador das glândulas sebáceas; age como descongestionante da pele acnéica auxiliando no processo secativo da acne.
Modo de usar: Aplicar nas faces ou nas regiões a ser tratada, massageando com a ponta dos dedos e enxaguar bem. Repetir a aplicação.
PASSO 9 - CURAR

Gel Fluído Pele Acnéica (cód.1110)
Tratamento intensivo contra acne devido ao seu complexo anti-seborréico, indicado para reduzir a oleosidade da pele.
Princípios ativos: Alantoína, Ácido Salicílico, Asebiol.
Alantoína - substância derivada do confrei com propriedades cicatrizantes, amaciantes, auxiliando na regeneração celular.
Ácido Salicílico - ácido natural encontrado nas folhas de gualtéria, betula e outras plantas; substância de uso tradicional no combate à acne por causa de suas poderosas propriedades anti-bacterianas e anti-sépticas.
Asebiol - complexo seborregulador composto por várias substâncias que regulam a secreção sebácea, possuem propriedades adstringentes auxiliando no processo secativo da acne.
Modo de usar: Após limpeza aplicar na região afetada, massageando suavemente até completa absorção.
 
PASSO 7 - PROTEÇÃO SOLAR

Gel Creme Hidratante FPS 15 (cód.540)
Neutraliza os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce, protegendo a pele dos efeitos nocivos do sol.
Princípios ativos: Filtros solares UVA e UVB, Aloe Vera, Papaia e Erva Doce.
Filtros solares UVA e UVB: protegem a pele de eritema (vermelhidão) e ação dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce.
Aloe Vera: ação emoliente, suavisante e hidratante.
Papaia: ação refrescante, hidratante e antioxidante.
Erva Doce: refrescante e dermopurificante.
Modo de usar: Após limpeza de pele, aplicar com movimentos suaves no rosto, colo e pescoço.
 




Como a alimentação pode contribuir para uma pele saudável ?Você pode ajudar a sua pele a ficar mais saudável através de uma alimentação balanceada que forneça os nutrientes necessários, vitaminas, sais minerais, fibras alimentares e água.
Procure evitar o consumo excessivo de gorduras e ingerir bastante frutas e vegetais, pois são fonte rica de fibras, vitaminas e minerais. Além disso, frutas e vegetais contêm fitoquímicos, os quais são fortes antioxidantes que anulam a ação dos radicais livres que danificam as células do corpo. Procure incluir em sua dieta em torno de quatro porções de frutas e três porções de vegetais diariamente.
Água e pele saudável
A água é fundamental para absorção dos nutrientes e hidratação da pele. Procure consumir diariamente 2 litros de água para ajudar a manter sua pele saudável.
Evite produtos com álcool, pois eles provocam mais oleosidade.
Uma vez por semana, você pode usar máscaras de ação calmante e secativa. Mês a mês, adotar uma limpeza de pele é uma boa pedida para remover cravos, espinhas, células mortas e outras impurezas.
Creme ou gel: o que é melhor?
Quem tem pele oleosa deve manter distância de produtos cremosos ? como misturam água e óleo, são mais indicadas para peles secas e normais. O ideal é lançar mão dos géis, que são feitos à base de água. Os fluidos, por sua vez, destinam-se às peles mistas, pois têm muita água e pouca gordura.


MITOS
O sol melhora as espinhas?
Mito.  Apesar de ocorrer uma aparente melhora, devido ao bronzeamento e ao ressecamento de algumas lesões, a exposição ao sol acabará provocando uma piora alguns dias depois, devido ao aumento da produção de oleosidade e da espessura da epiderme (camada mais superficial da pele), o que contribui para a obstrução dos poros.
Uma espinha espremida pode virar câncer da pele?
Mito.  Espinhas não devem ser espremidas, mas isso não origina o câncer da pele. Muitas pessoas espremem lesões que já eram um câncer da pele, pensando ser uma espinha. As lesões evoluem e, quando vão ao médico e recebem o diagnóstico, pensam que foi porque espremeram a "suposta" espinha.
A alimentação causa espinhas?
Mito.  A causa da acne é uma predisposição genética para manifestar a doença. No entanto, observa-se que, mesmo não tendo nenhuma participação na causa da doença, a alimentação pode influir no curso da acne.  Em algumas pessoas que já têm a doença, é possível ocorrer uma piora das lesões com a ingestão de alimentos como: chocolate, leite e derivados, amendoins, crustáceos, condimentos fortes e alimentos gordurosos. Se você percebe que suas lesões pioram com determinados alimentos, evite-os

DICAS


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Olá, fique a vontade para fazer comentários e criticas construtivas, só peço para não fazer comentários ofensivos e nem comentar em anônimo! Deixe seu link que irei retribuir a visita !