quarta-feira, janeiro 25, 2012

Shampoo sem sal: Mito ou Verdade?

Oi meninas,tudo bem? Hoje a postagem vai ser diferente,vamos falar sobre cabelo,a dica de hoje é shampoo,como vocês estão vendo no titulo.!

Lembra de onde veio essa história de shampoo sem sal? Eu lembro… foi lá no ínício onde “inventaram” as tais escovas progressivas que formavam uma espécie de “blindagem” nos fios e deixavam o cabelo mais liso. A idéia passada era que o cabelo não podia perder aquela blindagem para se manter liso, e que o sal abria as escamas dos fios mandando o efeito liso pelo ralo.

Mas será que isso é verdade?
Pra começar mesmo o shampoo que diz ser sem sal possui sim sal na sua formulação, isso porque o sal é formado a partir de uma reação química entre outros ingredientes. Então o que realmente acontece é que umas marcas tem mais sal e outras menos.

O sal realmente estraga os fios?
É bem provável que sal seja prejudicial pro cabelo sim, mas a quantidade presente no shampoo é muito pouca e só serve pra fazer aquele espuma cremosa que a gente adooura. E tem o fato de que quando enxaguamos o cabelo até mesmo essa pequena quantidade vai embora na água.

Entao qual é o babado pra proteger o cabelo com progressiva?
O que vai de fato minimizar a abertura das escamas do fio e fazer a escova durar mais tempo é o PH do shampoo, é ele que determina o quanto esse fio vai ter suas escamas abertas.

eu acho engraçado que o formol já foi proibido e reproibido mas a bixa não para de vender. Só não dizem nem por ameaça o que tem no lugar dele… abapha!

Voltando…
O PH do cabelo é levemente ácido, entre 5 e 6, portanto um shampoo deve seguir esse PH para não abrir as escamos do fio. Não é fácil?
Não, não é fácil… rs O que dificulta é que a maioria das marcas não põe o ph no rótulo nos privando dessa informação tão importante!

E na prática, como é um shampoo sem sal?
O que posso notar de diferente nesse tipo de shampoo é que eles são menos detergentes, ou seja, lavam menos o cabelo e o couro cabeludo fica oleoso mais rápido –pelo menos a maioria é assim- Outro detalhe importante é a textura que não é cremosa como de um shampoo “normal”, as vezes são aqueles tipos geleinhas que ficam caindo da mão e também não costumam fazer muita espuma.

Eu, nas minhas escolhas de shampoo, nunca procuro os sem sal, eu olho bem mais as outras promessas… brilho, hidratação, anti-frizz, essas coisas.

E uma coisa que sempre despertou minhas suspeitas sobre os tais shampoos sem sal é que meus preferidos (Absolut Repair, Lumino Contrast, Grey) não vem escrito sem sal na embalagem e são divos e maravilhosos toda vida, preciso dizer mais?

E vocês, gostam dos shampoos sem sal?

Beijos, e, comentem !

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Olá, fique a vontade para fazer comentários e criticas construtivas, só peço para não fazer comentários ofensivos e nem comentar em anônimo! Deixe seu link que irei retribuir a visita !