quarta-feira, agosto 01, 2012

Índice de Make:Hidratação Facial


Todos os tipos de pele precisam ser hidratados. Tem gente que acha que a pele oleosa não precisa. Precisa sim! Eu fico para morrer quando vou maquiar uma pessoa com pele oleosa desidratada. Claro que algumas peles precisam de mais e outras de menos hidratação, e também temos que levar em consideração o período do ano: inverno/verão. No inverno a preguiça sempre é maior e é onde a pele seca, por exemplo, precisa de um intensivo. O nível e a freqüência ideais de hidratação vão depender do grau de ressecamento da pele. No frio a derme diminui a produção de sebo e o clima seco ainda faz com que a pele perca água para o ambiente.
A superfície da pele (manto hidrolipídico) é protegida naturalmente por uma fina camada de água e óleo. A exposição ao sol, vento, frio, calor, umidade e poluição danifica essa camada, ressecando e tornando a pele áspera. Quanto mais seca for a pele, maiores serão os efeitos dessa agressão. É praticamente impossível controlar essas agressões externas, então é muito importante repor esse manto com substâncias que imitem sua composição.
São os hidratantes que nos ajudam a combater essas agressões, trabalhando na defesa contra agentes externos e infecciosos até a capacidade plena de reparo celular, ajudando a retardar o envelhecimento com o aparecimento das rugas e reconstituindo o manto hidrolipídico. A maioria dos hidratantes combate os radicais livres, responsáveis pela oxidação e envelhecimento da pele, pois eles contêm vitaminas A, C e E. Malditos radicais livres!!!
Tá cansada? O papo tá chato? Sei, te entendo… Então para, vai lá e pega um café expresso duplo que eu te espero. Mas não desiste não, tô de olho!
Valeu, já se animou de novo, né? Vamos continuar, então… Uma pele hidratada é aquela que tem uma boa quantidade de água na epiderme, isto é, na camada superficial, característica que impede principalmente que a pele perca parte de sua água para o meio ambiente.
As peles que estão sem brilho, com aspecto esbranquiçado, às vezes com uma descamação fina precisam ser hidratadas imediatamente. A freqüência não tem como dizer, vai depender do grau de ressecamento dos tecidos de cada um. Mas todos os tipos de pele precisam de hidratação regular, mesmo as oleosas que supostamente têm uma camada protetora própria, por conta da produção de gordura natural, precisam ser hidratadas.
A pele seca e desidratada, por exemplo, é opaca, áspera, sem elasticidade e com tendência à descamação. Aquelas pequenas rugas e linhas finas de expressão também ficam mais evidentes quando a pele está ressecada. O hidratante mantém a sua umidade e acrescenta nutrientes importantes para a revitalização e regeneração do tecido.
O segredo está em utilizar o hidratante correto de acordo com o tipo de pele, as normais e as secas com cremes ou loções, as mistas e oleosas com gel, fluídos ou séruns.
Uma nutrição adequada devolve viço à pele. Quando está desidratada, a pele geralmente fica opaca, áspera, sem vida. Quando recuperamos a hidratação, através da aplicação de um bom hidratante, melhoramos seu aspecto e conseqüentemente sua luminosidade.
O processo de envelhecimento está ligado à perda gradativa da hidratação natural da pele. Com o hábito de hidratar a pele regularmente, nutrimos as células e podemos retardar ou pelo menos minimizar esse processo.
Existem no mercado hidratantes com ativos que ajudam a controlar o brilho e a oleosidade. São produtos que possuem o efeito matte ou matificante. As formulações específicas para a pele oleosa também controlam a produção de sebo por causa dos seus princípios ativos.
Está quase acabando, calma… Respira fundo de novo e vamos embora…
Use o hidratante pelo menos duas vezes por dia: manhã e noite e sempre antes de fazer sua maquiagem. Para antes da maquiagem prefira os de textura leve e com fácil aderência na pele para não pesar no resultado da maquiagem.
Coloque um pouco de creme nas bochechas e espalhe com movimentos de dentro para fora e debaixo para cima. Na testa, use os dedos e espalhe o creme com movimentos ascendentes: das sobrancelhas em direção aos cabelos. No pescoço espalhe o creme de cima para baixo.
A pele da área ao redor dos olhos é mais fina e sensível: olheiras e bolsas, provocadas por má circulação e retenção de água, aparecem facilmente. Sem contar as linhas de expressão! Quanto mais seca for a pele, mais acentuados se tornam esses problemas. Hidrate essa região como cremes específicos para este local. Esses produtos passam por testes oftalmológicos, para não irritar os olhos, e são feitos com substâncias que hidratam, atenuam sinais e amenizam bolsas e olheiras.
Com a ponta do dedo aplique o produto dando suaves batidinhas sobre as pálpebras. Nas inferiores de dentro para fora, e nas superiores de fora para dentro.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Olá, fique a vontade para fazer comentários e criticas construtivas, só peço para não fazer comentários ofensivos e nem comentar em anônimo! Deixe seu link que irei retribuir a visita !