quinta-feira, agosto 02, 2012

Índice de Make:Primer


O primer  não é mais novidade, praticamente todas as marcas de cosméticos já possuem no seu portfólio, mas ainda tem muita gente com dúvidas sobre o efeito que esse produto causa na pele. Ele realmente é importante? Faz diferença? Como aplicar? Afff
Fui procurar significados da palavra ‘Primer’ e vi na Wikipédia essa que achei bem interessante e que se parece muito com uma definição que dou nos meus cursos de automaquiagem… quem já fez vai lembrar:  ”Um primer é uma tinta preparatória de superfícies. Serve para preparar uma superfície que receberá uma pintura. Possuem como principal característica a aderência, proteção e padronização da superfície, criando uma durabilidade maior para a pintura definitiva”. Vocês devem estar rindo, né?
A minha definição é ainda mais tosca, se prepara: “Quando um pedreiro faz uma parede, depois de aplicar o cimento, ela fica toda irregular, cheia de pequenos buracos e espaços entre os grãos de areia, com textura áspera. Depois dessa etapa ele aplica uma camada de massa corrida para fazer o preenchimento desses espaços, deixando a superfície da parede lisa. O passo seguinte é aplicação da tinta, que tem uma melhor aderência e fica com aspecto e aparência impecáveis.”
Xóra com a sutileza da minha definição! Cara de parede? Massa corrida? kkkk Mais ou menos isso, só que de uma forma muito mais delicada… cata só minha definição phyna de Primer:
Primer é um produto usado depois do hidratante para preparar a pele para o recebimento da base, do corretivo e do pó. Ele faz um preenchimento dos espaços entre as células e pequenas linhas de expressão, formando uma espécie de filme protetor, deixando a pele com uma superfície lisa, que recebe de forma muito mais natural  os produtos aplicados na seqüência e contribui para uma uniformização da pele com maior perfeição. Também hidrata, proporciona melhor aderência dos produtos, dá mais durabilidade para a maquiagem e ajuda a controlar a oleosidade da pele. No resultado final da uniformização da pele temos uma textura aveludada e com aparência mais natural.
No mercado encontramos várias texturas de primers e algumas marcas trazem  ’aditivos’ diferenciados: creme, pó, balm, serum, com FPS, com HD (High Definition), com cor, sem cor. Você precisa encontrar a textura e o efeito que vão atender melhor a sua necessidade. Eu particularmente sou muito fã dos que tem HD… porque amo maquiagem HD. Meu primeiro primer e ainda meu favorito é da Make Up For Ever. Inclusive, tem um post  aqui no blog falando sobre Maquiagem HD.
E primer não é só para a pele do rosto, também tem fórmulas exclusivas para os lábios e olhos. Nos lábios ele hidrata deixando a textura mais macia e faz preenchimento das linhas mais superficiais. Quando você aplica o batom o espalhamento fica mais uniforme, principalmente se o batom for mate ou tiver uma textura mais sequinha. E nos olhos ele melhora o desempenho da sombra, deixando a pigmentação mais intensa e também dá mais durabilidade para ela.
Antes de aplicar o primer é sempre importante limpar, tonificar e hidratar a pele. Espere um minutinho até o hidratante aderir e faça a aplicação.
A aplicação no rosto pode ser feita com pincel ou com os dedos, eu prefiro com pincel. Tenho um específico para aplicar apenas hidratante e primer. A camada tem que ser fina, concentre mais na zona T do rosto, comece pela testa, de baixo para cima e de dentro para fora. Depois do nariz para baixo, até o queixo. E do nariz para as laterais do rosto. Espere um minutinho e já pode começar a uniformização da pele com base, corretivo e pó.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Olá, fique a vontade para fazer comentários e criticas construtivas, só peço para não fazer comentários ofensivos e nem comentar em anônimo! Deixe seu link que irei retribuir a visita !