quarta-feira, setembro 19, 2012

Peles Negras e seus segredos

Além de muito bela a pele negra esconde vários segredos e dicas, vamos descobrir juntas ?

                                


Cuidados com a Pele Negra


Algumas pessoas acreditam que a pele negra é uma pele resistente à tudo, que não necessita de cuidados e não precisa se preocupar com problemas dermatológicos, porque a pele não queima no sol e não mancha, quem pensa desta forma está enganado.
   
Na realidade a pele negra é mais espessa e, portanto, muito mais resistente e elástica do que a pele branca, possui maior quantidade de melanina, que significa um bloqueador solar natural (os brancos têm 15 vezes mais chances de terem câncer de pele que os negros). 

  As peles branca e negra não têm diferenças estruturais, mas de funcionamento. A pele negra tem uma grande capacidade de produzir pigmentos. Com mais melanina, a pele negra também fica sujeita a uma incidência maior de manchas. Por esse motivo, é importantíssimo não mexer em cravos e espinhas. Isso deixa marcas escuras que são difíceis de serem clareadas.
   
Por ser mais oleosa do que a pele branca, a pele negra é propensa à foliculite (pele inflamada com pelo encravado). O fato dos pelos serem encaracolados facilita o processo de pelos encravados e aparecimento de cravos e espinhas.
   
Outro problema encarado pelos negros é o suor excessivo pois possuem mais glândulas sudoríparas. E também é sujeita ao melasma que são manchas que aparecem, geralmente no rosto, em conseqüência do uso de pílulas anticoncepcionais e radiação solar.
   
Muito cuidado na hora de fazer qualquer tipo de cirurgia. Pois as peles morenas e negras têm mais dificuldade em cicatrizar e mais facilidade de formar quelóides. 
  Apesar desses problemas, se antes o tom de pele era um problema e sinônimo de exclusão social, hoje se pode garantir que elas têm muito do que se orgulhar. A pele negra, pela história evolutiva das sociedades africanas, está equipada para as intempéries da natureza e preparada para a luta, para sobreviver em ambientes adversos (o calor africano durante o dia, mais o vento e o frio durante a noite). Além disso, o corpo tem uma musculatura mais forte. Os negros são fisicamente mais aptos que os brancos. Não é à toa que nas olimpíadas, em competições como corridas, eles levam mais vantagens.
   
Como possui muita melanina, a pele está mais protegida do sol e, por conseqüência, do envelhecimento das células da epiderme. Soma-se a isso um alto teor de colágeno, o que significa um grau de elasticidade superior a outras cores de pele, tendo maior resistência ao aparecimento de rugas, marcas de expressões e até à danada da celulite! Pois é, as negras podem esnobar as demais mulheres por terem essa vantagem, como a musculatura é mais firme, a formação dos furinhos indesejáveis é bem menor nelas. E normalmente se você colocar uma mulher negra de 60 anos ao lado de uma mulher branca da mesma idade, a pele negra mostrará bem menos marcas de expressão e rugas.
     
Mesmo com essas qualidades a pele negra como qualquer outra precisa de cuidados diários, com produtos não oleosos e pouco irritantes. Apesar de normalmente mais oleosa, esse tipo de pele pode também se apresentar como normal e seca. É importante determinar a característica de cada pele e mantê-la sempre limpa. 
    
Pessoas com a pele negra devem fazer uma limpeza profunda diariamente logo pela manhã com sabonete adequado para o seu tipo de pele, após a limpeza aplique um adstringente, tome muito cuidado para não manchar a pele devido ao alto nível de pigmentação, não saia de casa sem usar um bom protetor solar de preferência em gel para evitar a oleosidade na pele. 
   
Antes de dormir é importante que repita o procedimento acima, após terminar passe um hidratante que contenha em sua formula hidroxiados e vitamina C. 
        
Para manter uma pele bonita e hidratada não deixe de usar loção hidratante em todo o corpo, use creme hidratante a base de uva, amêndoas e macadamia, aplique em todo o corpo, não se esqueça de passar nas áreas mais secas como cotovelos, pés e joelhos. No mercado de cosméticos atual existem vários produtos específicos para a pele negra, e não se esqueça apesar da pele negra ter muitas vantagens sobre a pele branca, ela também necessita de cuidados 

               

Maquiagem para Pele Negra

Finalmente o mercado de cosméticos acordou e a cada semana aparecem novos produtos de beleza para negras. Hoje em dia há uma série de tons para se maquiar uma mulher negra. Antigamente, quando se usava base e pó, a pele ficava cinzenta, ou até muito preta. Os produtos não eram adequados para esse tipo de pele. Isso porque os pigmentos das bases e dos pós estão mais avermelhados, tons perfeitos para peles negras.
  
Antigamente havia um mito de que as mulheres negras deveriam usar um tom de cobre e dourado, mas hoje em dia isso é furado. Apesar de ser uma questão de gosto, a pele negra permite tanto uma maquiagem natural, sem muitos contrastes como um make colorido, com olhos bem marcados, por exemplo.

Corretivos
   
Aplique o corretivo nas olheiras e manchas. Na pele morena ou negra as olheiras são mais escuras que o tom de pele. Esconda, usando um corretivo de tom mais claro que a sua pele e depois uniformizar a área com o seu pó ou base. Jamais escolha um corretivo muito claro, sempre de bege para cima, ele pode sumir com o pó, mas vai ser facilmente percebido em fotos. Dê preferência ao bege escuro.

Base e Pó
   
Para escolher a cor de base perfeita, a regra é não tentar escurecer ou clarear a pele. Se a tonalidade da base for mais clara, ela pode deixar a pele esbranquiçada ou rosada. É importante também levar em conta se o tom da pele negra tende mais para o vermelho ou o amarelo, a base deve seguir essa mesma coloração. Para não correr o risco de ficar com uma aparência artificial, teste a base antes de comprar. O melhor lugar para testar a base é no próprio rosto, na região que fica abaixo das maçãs do rosto e na linha do queixo. As mesmas regras valem na hora de escolher o pó facial, ele não deve ficar evidente na pele.


Blush
     O blush é essencial para dar vida às maçãs do rosto. As mulheres negras devem optar pelo marrom escuro, marrom café ou ainda pelo rosa queimado e o terracota, que dão um aspecto saudável. Os tons de laranja, salmão e pêssego não combinam com a pele escura.

Sombras
     Na cartela de cores de sombras ideais para a pele negra bem escura, estão os tradicionais tons de cobre, dourado, rosa escuro, vermelho fechado, vinho, berinjela grafite, uva, azul profundo e bordô. Já para as mulheres que tem a pele negra mais puxada para o marrom, as cores mais indicadas são o dourado, bronze, cobre, chocolate ou mesmo o próprio marrom. Sombras com efeito metálico e cintilante, principalmente se combinados com um delineador preto, deixam a maquiagem mais viva. As de textura fosca trazem mais naturalidade.

  Evite cores como cinza não que não destaca, use prata no lugar. Azul é uma cor complicada de usar. Se a sua pele é muito escura, ao invés de usar uma sombra marrom para escurecer, use a preta. Rosa pink tem uma intensidade violenta e a maquiagem pode ficar sem estilo.

Batom : Para a boca, invista em tons de amora, ameixa, vinho, café e chocolate, que lhe darão um ar sensual sem ser vulgar.

Delineadores, rímel e lápis
     Os delineadores são liberados. Use delineador de traço fino em cima e lápis esfumado na parte de baixo, para realçar os olhos. Abuse do rímel, geralmente os cílios de mulheres negras são bem longos e os olhos bem grandes, fica lindo!


Um grande beijo 

Giovana B.