quarta-feira, setembro 11, 2013

Vamos cuidar da pele ?

Oi meninas,tudo bem ? Hoje eu venho falar sobre a PELE, para mantermos aquela pele linda e super saudável. 




Cuidados diários com a pele : Limpar, tonificar, hidratar, nutrir são cuidados básicos que se deve ter com a pele diariamente . A Limpeza da pele é um procedimento fundamental. Para retirar as impurezas e limpá-las suavemente, podem ser usados sabonetes, leites ou cremes.Os sabonetes fazem espuma, desengorduram e limpam. Sabonetes neutros são aqueles com ph (potencial de hidrogênio) parecido com o da pele, aproximadamente cinco. O ph traduz a medida de acidez da cútis, fator importante para as reações químicas ocorrem da melhor forma. Quando usamos um produto com ph muito diferente daquele da pele, sentimos ardor, irritação, ressecamento ou outros sintomas desagradáveis.


        

As peles oleosas podem ser lavadas com sabonetes, porém, as secas devem ser limpas com leites ou cremes. As loções de limpeza com muito álcool não são adequadas nem à pele oleosa nem à seca. Nas peles mais oleosas, essas loções provocam "efeito rebote" produzindo ainda mais óleo; ao contrário, causam ressecamento e irritação nas peles secas. Os cremes de limpeza, por sua vez, podem ser muito gordurosos para as peles oleosas. 


                      
Enfim, o produto ideal para limpar a pele é o leite de limpeza, uma loção cremosa sem álcool que combina com todos os tipos de pele.A limpeza da pele deve ser feita pelo menos duas vezes ao dia: ao levantar e ao deitar. À noite ela é muito mais importante, porque, afinal, a pele ficou exposta aos agentes externos durante o dia inteiro. Como a limpeza com sabonetes e cremes tem ação passageira, ela deve ser repetida diariamente.A pele deve estar limpa quando receber a aplicação de qualquer produto. 


Esta prática facilita a entrada dos ingredientes ativos. Alertamos que é imprescindível limpar a pele após o uso de maquiagem pesada, pois pode ocorrer obstrução dos óstios e o aparecimento de cravos e espinhas. Tonificação : Loções tônicas ou adstringentes tem função semelhante, que é retirar o excesso de resíduos e promover a sensação de frescor. Elas também possuem especificação para peles oleosas, normais ou secas, e, quando usadas diariamente, devem vir após o produto de limpeza.Essas loções tem álcool em maior ou menor grau. Ao menos alcoólicas são melhores para evitar o "efeito rebote" e irritativo desta substância. 


Algumas loções tem também substâncias calmantes, como azuleno, que é um derivado da camomila.O uso correto consiste em espalhar suavemente com algodão a loção tônica escolhida e depois enxaguar com água corrente.A tonificação não é um procedimento imprescindível para a pele, porém é útil para as peles mais oleosas e com maior facilidade de obstrução.Hidratação :A hidratação normal define a quantidade de água necessária para a cútis apresentar melhor aparência e funcionamento. Quando a pele esta desidratada, ela se torna áspera, sem brilho, com descamação e maior tendência a irritações e envelhecimento.A camada córnea é a responsável pela hidratação da pele, esta camada corresponde a células anucleadas superpostas e formadas principalmente de proteínas de lipídeos.
O hidratante é um produto de uso tópico que tem a capacidade de manter estável a quantidade de água na pele, seja porque evita sua evaporação através de uma película protetora, seja porque possui princípios ativos que atraem a água para si, como a uréia, o ácido hialurônico ou o colágeno.Muitas vezes o corpo e o rosto tem tipos diferentes de pele, e por isso mesmo pedem hidratantes também diversos. Podendo ser usado uma vez por dia, o melhor hidratante é aquele com cheiro e consistência agradáveis e adequado ao tipo de pele normal, oleosa, ou seca.


                 
As peles oleosas e seborréicas pedem hidratantes mais leves, em forma de gel, que tenham em sua fórmula algum álcool e que não engordurem a cútis. As peles secas adaptam-se melhor a cremes mais oleosos.O hidratante diário para o rosto, pescoço e áreas expostas deve estar associado a um filtro solar, que protegerá a pele de raios ultravioletas. Sabemos que a radiação do sol provoca danos cumulativos. 




Ir e voltar do trabalho todos os dias, por exemplo, também é uma forma de "tomar sol". Não podemos esquecer ainda que a luz solar passa através dos vidros do carro e reflete-se no cimento e em paredes.O uso diário de um filtro solar - com fator 15 - é um dos cuidados preventivos mais importantes que se deve tomar em relação ao envelhecimento da pele.






Espero que tenham gostado,

Grande beijo,


Gi Bandiera 















Um comentário :

  1. Boas dicas eu cuido pouco!
    beijos
    http://preparamoda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá, fique a vontade para fazer comentários e criticas construtivas, só peço para não fazer comentários ofensivos e nem comentar em anônimo! Deixe seu link que irei retribuir a visita !