segunda-feira, setembro 22, 2014

O grande movimento capilar do século 21 : Técnica No Poo e Low Poo

Olá meninas, tudo bem? Depois de muito tempo sumida aqui do blog (meus estudos me deixam looouca). Mas prometo que aos pouquinhos eu vou voltando,to cheia de novidades; A beauty fair me rendeu muito conteúdo pro blog. Espero que gostem de tudo que vou trazer pra vocês. 




O texto a seguir foi retirado do grupo AMIGAS CACHEADAS no facebook. 


Se você tem cabelos cacheados ou ondulados e nunca ouviu falar sobre No Poo e Low Poo, está na hora de se situar melhor sobre o grande movimento capilar do século 21! E por que não dizer a grande revolução na valorização dos cachos?

A técnica


Trata-se de uma técnica de lavagem dos cabelos que não utiliza xampu (No Poo) ou que o utiliza moderadamente e com formulações suaves (Low Poo), e mantém a hidratação dos fios com o condicionador e finalizador.


Acredita-se que, dessa forma, durante a lavagem dos cabelos não será demasiadamente removida a proteção lipídica natural do couro cabeludo e cabelos junto com as sujidades acumuladas no dia-a-dia.


 A lógica é bem simples e até aí tem precedentes químicos, bioquímicos e fisiológicos. Os cabelos cacheados já são naturalmente ressecados e frágeis, então a remoção da barreira lipídica natural causaria mais dano ao invés de tratá-los, pois os outros produtos (condicionador, creme de tratamento e etc.) não conseguem repor com eficácia esse conteúdo lipídico natural. Sem muitos problemas nas raízes, pois é onde se preduz o sebo que, infezlimente, não consegue chegar até as pontas dos cabelos com muitas curvas.


Diferente de cabelos lisos, finos e grossos, em que o óleo produzido na raiz rapidamente está em toda a extensão da fibra capilar. Nestes cabelos o xampu não faria tanto mal, pois o condicionador consegue repor o sebo removido durante a lavagem.


A diferença entre No e Low Poo é basicamente:

No Poo: corta-se totalmente o uso do sulfato, mas eliminando o uso do sulfato por completo é necessário que se elimine também todo o uso de todos os produtos insolúveis em água que grudam nos fios de cabelo e precisam do sulfato para sua retirada (silicones insolúveis, óleo mineral, parafina). O No Poo é uma rotina que precisa ser seguida à risca, se você eliminar o sulfato completamente e não eliminar os insolúveis o cabelo vai saturar, perder o brilho, se tornar pegajoso, com aspecto de sujo e sem volume. Para fazer o No poo há duas f

formas:1. Eliminando o shampoo e no lugar deste colocar algumas receitas caseiras para limpeza dos fios ou 2. Comprando produtos higienizadores que não contém o sulfato como surfactante.Quem faz o No Poo normalmente prefere a compra de detergentes capilares sem o sulfato, a limpeza proporcionada é a mesma, mas os danos são muito menores.


Low Poo: admite o uso do sulfato 'leve' esporadicamente, há vários tipos de sulfatos, e modernamente temos sulfatos mais leves à escolha. A cada 15 dias usa-se um produto com sulfato para retirar algum resíduo de substância insolúvel que foi utilizada, nos demais dias evita-se o uso do sulfato.Essa rotina é válida para aquelas pessoas que fazem uso de coloração nos fios com produtos que contém insolúveis, usam produtos como kits reconstrutores ou mesmo máscaras que podem possuir algum tipo de petrolato leve.Mesmo assim quem segue a Rotina Low Poo toma cuidado para não exagerar e não utiliza séruns ou pro dutos com muitos produtos insolúveis e não agregam nenhum benefício aos fios.




Xampu: evitar os que contenham Sodium Lauryl Sulfate (Lauril sulfato de sódio),Ammonium Laureth Sulfate (Lauil éter sulfato de amônio) e Sodium Laureth Sulfate(Lauril éter sulfato de sódio).Sugere o uso de produtos que contenham Disodium EDTA (EDTA dissódico), eu Citric Acid (ácido cítrico) ou extratos de plantas. Também é sugerido utilizar produtos que contenham Cocamidopropyl Betaine (Cocamidopropil betaína), Dodecyl Polyglucoside (Dodecilpoliglicosídeo).


Condicionadores: É aconselhado evitar o uso de condicionadores que contenham silicones insolúveis . Os cabelos necessitam de emolientes, umectantes, proteínas e hidratantes.

Eu estou pensando em começar a fazer o uso da técnica low poo no meu cabelo, se eu realmente começar eu faço uma postagem contando tudo o que eu achei e como está sendo tudo. Se alguém já faz o uso de uma dessas técnicas me conte ai nos comentários.



 

Um comentário :

  1. Adoreeei. Tenho cabelo cacheado e amo só é mais complicadinho de cuidar! Já tinha visto várias meninas falando sobre a técnica do No poo e do Low poo e você explicou muuuito bem. Adoreeei, beijos!
    www.surtosdeloucura.wordpress.com

    ResponderExcluir

Olá, fique a vontade para fazer comentários e criticas construtivas, só peço para não fazer comentários ofensivos e nem comentar em anônimo! Deixe seu link que irei retribuir a visita !