domingo, janeiro 31, 2016

Dicas para quem está começando um blog

Olá pessoal! Tudo bem com vocês? Esse será meu primeiro post aqui depois de um bom tempo hahaha mas voltei para dar umas dicas para quem está começando um blog. Também comecei um estes dias e estou usando estas dicas para me auxiliar tanto na divulgação, programação de conteúdo, entre outros. Espero que este post seja útil para vocês e que gostem das dicas! Ah, e se tiverem outras dicas, só comentar ai embaixo. Vamos compartilhar com todas as amigas <3


1. O que você irá falar: primeiro de tudo! O que você irá falar no seu blog? Isso interfere no nome, layout, tudo! Isso é importante, mas por que? Imagine um blog chamado "Moda do Avesso", você vai pensar que o blog pode ter o que? Assuntos sobre moda não é? É algo de se pensar, claro que você tem todo o direito de colocar o que você quiser no seu blog, mas pode passar uma impressão errada para quem visitar teu blog, não é mesmo?

2. Busque um título criativo: uma das coisas que mais ajudam (em minha opinião) são blogs com nomes originais. "Mas como assim?", oh, quantos blogs você já viu com nomes iguais? O que muda era apenas o endereço da web porque não podem ser iguais mas já vi muitos com o mesmo nome. Ai você tem um leitor, que gosta do teu blog e tal, ele vai lá e esquece tua URL e vai fazer o que? Procurar no Google! Jogando no Google, aparece vários blogs com o mesmo nome, imagine ter que abrir um por um pra descobrir qual é o seu? Melhor colocar algum nome diferente (por mais que as vezes possa parecer estranho) mas esse será teu diferencial!

Como acho que este post ficará um pouco grande, peço que cliquem em Leia Mais (logo aqui embaixo) e continue lendo as dicas! <3



3. Fale sobre coisas que você gosta: não adianta querer falar sobre moda, maquiagem ou até de livros se você nem se quer gosta de ficar antenada nas tendências da moda, não curte maquiagem ou não gosta de ler? Como você irá produzir um conteúdo bacana se você não teria "prazer" em fazê-lo? Não pense que "Ah, mas tal blog fala sobre moda e é famoso", o mundo dos blogs é enorme e tem espaço para todos os gostos, você encontrará quem goste do teu conteúdo e das mesmas coisas que você e isso que valerá a pena!

4. Programação: sabendo sobre o que irá postar, o nome do blog, tudo certinho, hora de anotar as ideias! Acho que irá surgir várias né? É legal separar seu blog por partes que chamamos de Categorias. Ai você poderá anotar ideias para cada categoria, por exemplo: Maquiagem (dicas de como fazer a sua maquiagem durar mais nesse verão), DIY (como fazer uma lembrancinha fofa para o dia dos amigos), entre outros. Tendo a ideia dos quadros que seu blog irá ter, agora você pode separar quando você irá postar. Se vai postar todo dia, ou um dia sim e outro não, etc. Uma dica é quando estiver inspirada já faça todos os posts que quiser fazer e deixe programado, pois ai já ficará tudo prontinho e caso falte inspiração, seu blog não ficará desatualizado.



5. Hora de divulgar: bom, agora que temos tudo certo, o blog com uma certa quantidade de conteúdos o que vamos fazer? Esta é uma parte bem complicada pois as vezes podemos fazer coisas desagradáveis que outras pessoas não gostam, do tipo chegar no blog da pessoa que demorou um tempão para fazer um post super bacana e comentar "me segue? sigo de volta", galera isso muitas blogueiras fingem que nem lê por mais que estejam no começo também. Imagine o post está super legal e a pessoa chega e nem comenta nada sobre ele? Vamos agora para algumas dicas de divulgação:

5.1 Grupos no facebook: há muitos grupos no facebook que tem blogueiras que independente do tamanho do blog/canal gostam de conhecer outros! Isso é bacana não é? Apresentar teu blog a outras pessoas? Não chegue lá pedindo para te seguir ou visitar sem ao menos dizer um "Oi, como vão vocês?", lá as pessoas não estão lá apenas para seguir e visitar seu blog, fazer vínculos de amizade é bem mais legal e divertido! <3

5.2 Não faça spam: foi o que comentei no tópico 5, de você chegar e comentar em vídeo/post "Maquiagem para sair a noite com o boy magia link www.google.com.br", não é legal e muitas pessoas não clicam em spam! Saiba fazer uma apresentação e convidar as pessoas a conhecerem seu blog e se gostarem seguir. É legal você também conhecer outros blogs novos e se gostar seguir também, uma forcinha para as amigas de blog não faz mal não é?

5.3 Visite blogs e interaja: essa é uma opção que algumas vezes você obtêm retorno mas o retorno que volta é sempre gratificante. Invés de sair "visita meu blog" "visita meu canal", vai no post que você gostar (não precisa ser o primeiro que tiver no blog), leia e comente sobre o post, no final apenas coloque o link do seu blog. Algumas blogueiras retribuem a visita e acabam te seguindo porque realmente gostaram do seu blog. Assim você conquista pessoas que realmente irão ler seu blog.

5.4 Divulgue no seu facebook pessoal: muitas vezes algumas tem vergonha de compartilhar o blog no facebook e o pessoal da escola ficar zoando ou a família não apoiar, mas nesses casos você tem que ignorar! Se você realmente gosta de fazer isso. Irá visitar apenas quem se interessar pela chamada do post e se gostar, toda vocês que você publicar algo ela vai ver também!

*São dicas para quem está começando um blog mas não quer dizer que se seguir essas dicas a risca teu blog fará muito sucesso. Isso irá depender do teu esforço e do teu conteúdo. 
Bom pessoal, o post ficou enorme mas tentei dar dicas de coisas que vivencio e vejo que poderiam ser melhores ou poderiam ser diferentes! E uma última dica, não faça pensando em dinheiro, faça por gostar! Porque tudo aquilo que fazemos e é bem feito, um dia iremos colher os frutos.

Por hoje é só pessoal, espero que aproveitem alguma dica que está aqui no post e não se esqueçam de comentar alguma caso você tenha alguma ♥
Um grande beijo, até mais.
Gabi ♥   

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Olá, fique a vontade para fazer comentários e criticas construtivas, só peço para não fazer comentários ofensivos e nem comentar em anônimo! Deixe seu link que irei retribuir a visita !