quarta-feira, janeiro 20, 2016

O melhor jeito de estudar cada matéria


Com o começo das aulas sempre temos em mente que "esse ano vai ser diferente" "esse ano eu vou estudar muito" porém não sabemos por onde começar! Uma coisa que ajuda muito é ter organização. Manter sempre a área onde você estuda bem arrumada, e sem muita informação para que você consiga realmente focar nos estudos. Outra coisa que ajuda é ter uma agenda/calendário para se programar em relação as provas, trabalhos e deveres de casa. Depois de tudo certo, é só se jogar nos livros e estudar. Pra ajudar você, achei essa tabela explicando como estudar para quatro matérias diferentes (matemática, história, literatura e ciências)

Créditos: universia.com.br

1 – Matemática

Para estudar matemática é essencial que você tenha entendido pelo menos a base do conteúdo. Fórmulas e regras serão os fundamentos dos seus estudos, e por isso precisam estar claros para você. Depois de se certificar de que você entende o conteúdo, tudo o que você precisa fazer é selecionar o maior número possível de exercícios e fazê-los com bastante atenção, tentando entender e corrigir possíveis erros que você tenha cometido.
 

2 – História

A história é uma matéria repleta de acontecimentos, nomes e datas, e isso pode tornar a memorização bastante difícil. Em primeiro lugar, é interessante que você pergunte ao seu professor se ele quer que você decore esse tipo de informação (a maioria prefere que você se lembre do acontecimento em si, e não de detalhes). Em seguida, procure no dicionário as palavras que você não entendeu e tente criar alguma lógica que facilite a associação do conteúdo para você: vale usar canetas marca-texto nas partes mais importantes, criar frases com rimas ou qualquer método que o ajude a memorizar.
 

3 – Literatura

O ponto mais importante de uma prova de literatura é ter entendido a história do livro avaliado. Para isso, pesquise o movimento literário ao qual ele pertence e tente entender o contexto histórico da história. É importante também que você faça uma análise de cada personagem de destaque da obra.
 

4 – Ciências

Para uma prova de ciências você deve entender termos e conceitos. Memorize a teoria e, em seguida, faça exercícios para colocar as fórmulas em prática. Procure escrever a lápis para apagar possíveis erros com maior facilidade.
 
Para todas as matérias, não se esqueça de que é importante que você se prepare com antecedência para uma prova. Nada de estudar na véspera, caso contrário você não aprenderá, mas sim irá decorar o conteúdo.

12 comentários :

  1. Amei seu post! Vai ser muito útil para várias meninas! Já não estudo, mas tenho tanta saudade... é a melhor altura de nossas vidas!
    Adorei o seu blog, e já segui para acompanhar mais!
    Beijinhos*
    http://www.omundodajesse.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Essa tabela ficou muito bem elaborada, gostei.
    Estudar realmente é algo que requer um jeito melhor (nem ao qual cada um se adequa mais), porque não há milagre haha
    Adorei o post!

    Blog Riscoculto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei a tabela realmente útil, que bom que gostou Sarah!
      Bjos

      Excluir
  3. Nossa, que dicas INCRÍVEIS!! Já anotei várias na minha agenda porque eu vou precisar, já que sou muito procrastinadora (atrasada) e preciso estudar para o vestibular (!!) :p
    beijos :* | http://memorialices.blogspot.com.br/ |

    ResponderExcluir
  4. Ótimas dicas, realmente elas são uma "mão na roda" para ajudar nos estudos.
    Adorei o post e o blog.
    Já estou seguindo. Vem conhecer meu blog também, vou adorar lhe ver por lá!
    Beijos

    http://princesasviciadasemmoda.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu até tendo estudar em casa, mas é muito mais difícil, porque sempre tem alguma coisa ou alguém que chegue para atrapalhar, ou até mesmo aquela preguiça e o tão famoso a não daqui a pouco eu estudo. Eu digo porque estou tentando estudar para concurso faz uns 3 meses e ainda falho muito, e nem sempre consigo realizar minhas metas.
    Sei que tem ser muito mais esforçada, beijos!
    http://garotadelicada20.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com um pouco de esforço a gente consegue haha
      Beijos!

      Excluir
  6. Na faculdade é parecido tem matéria que é muito muito chata, mas só estudando, relendo e praticando que a gente consegue assimilar. Desligando as redes sociais e num lugar calmo eu tenho conseguido estudar bastante sozinha e antes eu não conseguia, acho que aprendi um método que funciona rs
    Hurricane Stars

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Aláina!!
      Eu só consigo estudar se eu fizer resumo e escrever tópico por tópico em cores e tamanhos diferentes. Se não, não aprendo de jeito nenhum!!
      Bjoss

      Excluir

Olá, fique a vontade para fazer comentários e criticas construtivas, só peço para não fazer comentários ofensivos e nem comentar em anônimo! Deixe seu link que irei retribuir a visita !