sábado, agosto 27, 2016

Dispense sulfatos e petrolatos: seus cabelos agradecem

Oi, tudo bem? Você se preocupa com seu cabelo e quer ele brilhoso e saudável?Se a resposta é sim, continue lendo esse post porque nele eu explico tudo sobre o uso de pouco shampoo ou uso nenhum do mesmo e também a abolição de todo tipo de petrolato. 
    Essas técnicas priorizam o uso não só de shampoo leve para limpeza, como também de substâncias que tratem o fio por inteiro, sem mascará-lo. 
 IMPORTANTE: Tanto a técnica shampoo leve quanto a técnica sem shampoo podem ser aplicadas a qualquer tipo de cabelo.
·         

        ALERTA/IMPORTANTE: Antes de iniciar qualquer uma das rotinas, é obrigatório o uso de um shampoo que contenha sulfato forte, como o Sodium Laureth Sulfate para que sejam retiradas qualquer substâncias nocivas ao cabelo e você possa inicia-lá de maneira eficaz. Use-o de 02 a 03 vezes nessa última lavagem, pois assim os petrolatos serão definitivamente retirados da fibra e da raiz capilar. Nessa lavagem só é usado o shampoo COM sulfato (e sem petrolatos!). Não precisa ser shampoo anti-resíduos, após isso, faça uma boa massagem usando uma máscara liberada de nutrição ou hidratação (caso você não saiba a diferença de uma máscara para outra,na próxima semana farei um post sobre isso), enxágue e finalize como preferir (também usando produtos liberados).
       OBSERVAÇÃO: 
        A próxima lavagem já será totalmente de acordo com a técnica escolhida (já deixará de usar produtos proibidos, inclusive aquele shampoo COM sulfato).
       2 º OBSERVAÇÃO: TODOS os produtos pra técnica sem shampoo são liberados para a técnica shampoo leve mas nem todos os produtos liberados para shampoo leve podem ser usados para a técnica sem shampoo.  



       Quais são as substâncias nocivas ao cabelo?
São os petrolatos (que podem estar presentes em condicionadores, máscaras e cremes de pentear). Eles formam uma película em torno do fio que impede que a hidratação saia, mas da mesma forma também impede que a hidratação entre. Ou seja, eles vão impedir a eficiência dos outros componentes bons (vitaminas e etc). Eles funcionam como uma "maquiagem", que não tem função de hidratação ou tratamento nenhum para o cabelo, só formam uma camada que deixa o cabelo temporariamente mais brilhoso. Além disso, esses componentes precisam de sulfatos para serem removidos dos fios. 

- ATENÇÃO: 
Todos os componentes ao lado são derivados de petróleo,e se aparecer qualquer um deles em alguma parte do rótulo do produto,o mesmo é proibido.  














  • Porque evitar sulfatos no shampoo? 
Os sulfatos são detergentes super fortes usados para limpar o cabelo.  Porém, os sulfatos são comprovadamente muito agressivos aos fios dos cabelos, tendo um efeito progressivo de danos e ressecamento.

  • Quais são os sulfatos proibidos?
Se você quiser se livrar dos sulfatos nos seus shampoos,aqui ao lado está a lista de substâncias que você tem que evitar.  














  • Técnica Shampoo Leve 

 Essa técnica  tem como objetivo diminuir o uso de shampoo. Dessa forma, nessa técnica o shampoo comum é substituído pelo shampoo sem sulfato. E ai você deve estar se perguntando o porquê, e ai vai a resposta: os sulfatos são utilizados para realizar uma limpeza profunda dos fios e podem causar ressecamento e perda da oleosidade natural. 

PERGUNTA: “E se eu usar um shampoo SEM sulfato e continuar usando meus outros produtos proibidos (com petrolatos)?” 


RESPOSTA: Os petrolatos irão se acumular nos fios, afinal o shampoo sem sulfato não vai conseguir removê-los, e como consequência poderá haver quebra e opacidade dos cabelos.
      Entretanto existem alguns sulfatos liberados:

















* Há também alguns silicones insolúveis que podem ser usados na técnica.

















* Alguns produtos liberados para a técnica shampoo leve: 












































Técnica sem Shampoo

Quem segue essa técnica não utiliza shampoo para higienizar os fios.Dessa forma,os sulfatos fortes presentes nos shampoos comuns ficam de fora dessa técnica.
  Quando se  adere a essa técnica, o uso de produtos com silicones insolúveis em água é vetado, já os silicones solúveis são permitidos, estes saem na água durante a lavagem. 
      
     * Alguns produtos liberados para a técnica sem shampoo 


















































































  • Método de limpeza - Cowash 
Co = Condicionador 
Wash = Lavar 
Co-Wash = Lavar com Condicionador

O co-wash não é uma técnica, mas sim uma forma de limpeza que não utiliza shampoo, e prioriza a utilização de agentes de limpeza mais leves e com substâncias que tratam os fios por completo, sem mascarar a saúde do cabelo. 

Essa limpeza dos fios é feita com condicionadores sem nenhum tipo de silicones (nem solúveis e nem insolúveis). 

Tanto o Shampoo Leve quanto o Sem Shampoo fazem uso do método Co-Wash

  * O vídeo abaixo traz o passo a passo exato de como fazer o co-wash 


Resultado de imagem para cowash





* Grande parte das informações desse post foram retiradas do grupo Rotina Saudável