domingo, outubro 09, 2016

Como fazer um post de qualidade


Você é blogueiro e quer algumas dicas de como melhorar a qualidade dos posts do seu blog? Acho que posso te ajudar. Nesse post vou dar algumas dicas de como fazer isso e bombar ainda mais o seu blog, mas uma coisa eu já adianto: organização é tudo 


Organize-se 

Esse primeiro tópico é essencial, se você conseguir segui-lo já é um grande passo. 

Editorial: 
O calendário será seu aliado: no final de cada mês separe um tempinho e ai você vai começar a definir: quantos posts você irá precisar para aquele mês,quais dias da semana você vai postar (os posts precisam ser colocados no ar sempre nos mesmos dias da semana e no mesmo horário) e quais os temas de post que se encaixarão para cada semana do mês. 

Cronograma: 
O cronograma é feito para que você não tenha posts de temas parecidos publicados em dias próximos e,com isso você fique muito tempo sem falar em um determinado assunto. Por exemplo, se você costuma fazer postagens duas vezes na semana e no seu calendário editorial está programado para fazer três posts sobre cabelo ao longo do mês, se você não seguir o cronograma,escrever e publicar os três em seguida, você vai ficar muito tempo sem falar nesse assunto, o seu blog vai ficar todo em um tema só e ai, as outras pessoas que seguem seu blog e que não se interessam muito nesse assunto vão deixar de acessar seu blog, porque não é um assunto que os interessem,a menos que seu blog for direcionado somente àquele assunto. Dessa maneira, sempre que você tiver posts de temas semelhantes é interessante que você dê um espaço de pelo menos uma semana entre eles, porque ai você irá agradar tanto quem gosta daquele assunto quanto quem não gosta e prefere outros assuntos que são abordados no seu blog. 

Roteiro:
É comprovado, depois que você começar a fazer isso a sua vida vai mudar. No roteiro é onde você vai definir a sequência do post: a ordem das coisas que você quer escrever no post,tópicos importantes. Você não precisa fazer um roteiro detalhado, mas é importante destacar pontos que você não pode esquecer ou ainda alguma palavra ou frase que te lembre o que você precisa escrever, essa prática só trará benefícios, além do seu post ficar muito mais compacto e atrativo, te dá muito menos trabalho na hora de escrever, não tem enrolação e não tem perigo de você esquecer nada.


Execute 

Anotou todas as dicas acima? Agora é hora de executar.

Pesquise:

Esse é um passo importante, você decidiu que vai fazer um post sobre o assunto ''X'' mas as vezes não sabe nem como nem oque falar, pesquise, leia matérias que tenham o mesmo assunto mas nunca copie nada, uma coisa é você ler mais sobre o assunto que você pretende falar e anotar algumas ideias e outra totalmente diferente é você copiar, o problema não é você fazer um post com mesmo assunto que outra blogueira famosa fez, seja original, se destaque

CUIDADO com a gramática. 
De que adianta ter ideias incríveis e não se preocupar com a gramática? Usar gírias, abreviações, escrever ''seje'' e ''concerteza''  acabam com a sua postagem. O leitor não vai terminar de ler o seu conteúdo (por melhor que ele seja),erros ortográficos dão a impressão de desleixo, sem credibilidade não há retorno,
  Na dúvida, escreva seu conteúdo no Word (ele possui corretor ortográfico automático) .
- Utilize espaçamento entre as linhas e parágrafos para tornar a leitura agradável
- Evite palavras no gerúndio

Título, introdução e imagens atraentes 
 No título, use palavras chaves,isso tornará seu post mais atrativo. Uma dica é você escrever primeiro o post e depois escolher o título.Pegue seu leitor pela introdução,há várias maneiras de fazer isso; conte uma piada, uma história e, logo depois revele qual o conteúdo da postagem.
As imagens podem ser suas aliadas, dê preferência a imagens que sejam atrativas ao seu leitor.Além disso, algumas pesquisas mostram que as pessoas dão extrema importância ao visual, sabe aquela história de que a primeira impressão é a que fica? Então, se as imagens forem chamativas o leitor com certeza vai dar uma chance ao que você produziu.

Conteúdo:
Esse subtópico é a alma do seu post, dê o seu melhor aqui, procure melhorar seu vocabulário, dê atenção á conteúdos que dão audiência.
Divida o texto em introdução, desenvolvimento e conclusão
- Crie parágrafos curtos e objetivos
- Insira curiosidades se houver
- Facilite a leitura utilizando subtítulos e tópicos

Revise 
  Leia todo o texto e garanta que ficou claro, se possível peça a uma segunda pessoa para revisar também, não esqueça de verificar se não está faltando nenhuma informação importante e, por último elimine erros ortográficos ou palavras repetidas num curto espaço.